Com 80% de cobertura vacinal completa Botucatu não terá mais boletim diário sobre covid-19
18/10/2021
Com 80% de cobertura vacinal completa Botucatu não terá mais boletim diário sobre covid-19

Spadaro cita a expressiva redução de casos e internações e do avanço da cobertura de vacinação da população e com indicadores da pandemia estabilizados em patamares muito baixos na Cidade nas ultimais semanas

 

Na noite deste domingo (17), ao completar  570 edições boletins diários (incluindo finais de semanas e feriados) sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus,  que vem sendo feito de maneira ininterrupta,  desde o dia 21 de março de 2020, o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro, anunciou o encerramento dos boletins diários.

Spadaro cita que em virtude da expressiva redução de casos e internações e do avanço da cobertura de vacinação da população e com indicadores da pandemia estabilizados em patamares muito baixos na Cidade nas ultimais semanas, o secretário aponta que o formato do boleiro diário será alterado, a partir desta segunda-feira (18) e passará a trazer informações através de tabelas e gráficos, periodicamente.

 “Eventualmente, se houver informações mais relevantes que necessitem de um maior detalhamento poderemos inserir uma mensagem em vídeo. Gostaria de deixar aqui um agradecimento pessoal a todos que acompanharam essa longa trajetória de enfrentamento da pandemia, através dos boletins diários, que de alguma forma compartilharam dos momentos de angústia, emoção, tristeza e perdas, mas também de muitos momentos de esperança, em especial com a conquista da vacinação em massa que permitiu que nossa Cidade tenha hoje uma das maiores taxas de cobertura vacinal completa do país e do mundo, acima de 80% de imunizados”, disse Spadaro.

O secretário ressalta, entretanto, que a pandemia ainda não terminou e se faz necessário que a população continue se mantendo atenta e vigilante seguindo as medidas se segurança com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas, até que toda a região e o Estado de São Paulo ultrapasse também esse percentual de 80% de cobertura vacinal completa.

 

Derradeiro boletim

André Spadaro também divulgou o derradeiro boletim sobre a pandemia da doença apontando que a Cidade computa, atualmente, 318 casos de mortes causadas pela covid-19, com 58 óbitos em 2020 e 260 em 2021.

Ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que atende dezenas de cidades da região, está em 52% e dos 40 leitos disponíveis 21 estão ocupados (7 de Botucatu). No Hospital da Unimed dos 20 leitos covid disponíveis, apenas um está ocupado, percentual de 5%.

Desde o início da pandemia, 18.557 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 18.216 recuperados e as 318 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 15 pessoas, monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal. Todos os 105 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, foram negativos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.