Resultado positivo da vacinação contra a covid-19 em Botucatu ganha projeção nacional
01/11/2021
Resultado positivo da vacinação contra a covid-19 em Botucatu ganha projeção nacional

A redução de casos da doença é um reflexo da vacinação na cidade que participa do estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e já tem mais de 83% da população com o esquema vacinal completo

 

Nas últimas semanas a Cidade de Botucatu vem sendo citada como referência nacional em diferentes meios de  comunicação  em relação aos resultados da vacinação contra a covid-19, o novo coronavírus.

Os números da semana epidemiológica da última semana apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, apontou a menor média diária de novos casos de covid-19 desde o começo da pandemia. Foram 5 novos casos registrados na semana de 24 a 30 de outubro. Na semana anterior a média foi de 12 casos. Queda de 41% de uma semana para a outra.

A redução é um reflexo da vacinação na cidade que participa do estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e já tem mais de 83% da população com o esquema vacinal completo.

Embora os números sejam animadores e decrescentes, o secretário de Saúde, André Spadaro não deixa de alertar a população que a pandemia ainda não acabou e orienta para que a população continue fazendo o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

Ainda segundo o boletim epidemiológico semanal, divulgado neste sábado (30), a taxa de ocupação do Hospital das Clínicas nos leitos voltados aos pacientes com Covid-19 de Botucatu e região está em 37%. Há apenas uma pessoa internada na UTI covid e outras quatro em leito clínico.

Na semana anterior eram 6 pessoas internadas e quatro na UTI. A queda nas internações foi de 66% dessa semana em relação a semana anterior.

Apesar da população adulta de ter sido quase que inteiramente vacinada no estudo de efetividade, a cidade vem enfrentando dificuldade para vacinar os adolescentes.

Na semana passada, apenas 21% do público de 12 a 17 apto para receber a segunda dose da Pfizer, que teve o intervalo reduzido, havia comparecido nos postos de saúde. Por isso, as autoridades de saúde reforçaram a campanha para imunizar esse público.

Durante a semana, as unidades de saúde funcionam das 8h às 17h e também há salas de vacinação que operam no período noturno, das 18h às 21h, no Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores.

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.