Recentes dados da pandemia de covid-19 em Botucatu mostra estabilidade em novos casos da doença
07/11/2021
Recentes dados da pandemia de covid-19 em Botucatu mostra estabilidade em novos casos da doença

Desde o início da pandemia, 18.580 moradores já foram diagnosticados com a doença tendo 18.246 recuperados e as 319 mortes, estando em isolamento social (quarentena) na Cidade 10 pessoas

 

Números de mais uma semana epidemiológica apontou que 8 novos casos foram registrados, média de um caso a cada dois dias, mantendo a estabilidade das últimas semanas, creditada a vacinação em massa ocorrida na Cidade a as medidas de prevenção. O maior percentual da doença aconteceu em junho com 988 casos em apenas uma semana.

Embora os números sejam animadores e decrescentes, o secretário de Saúde, André Spadaro, não deixa de alertar a população que a pandemia ainda não acabou e orienta para que a população continue fazendo o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

Outra recomendação de Spadaro é com relação às pessoas que ainda estão atrasadas com a vacinação. Neste sábado, dia 6, foi antecipado o prazo para a 3ª dose (dose de reforço) da vacina contra a covid-19 dos idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que se imunizaram em Botucatu com a 2ª dose da vacina Astrazeneca nos meses de maio, junho e julho.

Idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que se imunizaram com a 2ª dose da vacina Astrazeneca nos meses de maio, junho e julho, não precisarão seguir o prazo estipulado anteriormente de 6 meses. Os imunizantes aplicados são do laboratório Pfizer/Biontech e o do Oxford/Astrazeneca/Fiocruz.  A Saúde convoca também faltosos da 2ª e da 3ª dose para a imunização.

Todas as pessoas pertencentes a esses grupos devem comparecer as Unidades portando CPF, um documento de identificação com foto (RG ou passaporte) e a carteirinha que comprova o recebimento de dose anterior.

No caso de adolescentes, devem estar acompanhados de um adulto responsável, podendo este proceder com a autorização verbal para o ato de vacinação. Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação. O termo de assentimento está disponível no site da Prefeitura de Botucatu (https://www.botucatu.sp.gov.br/arquivos/termo_de_assentimento_livre_e_esclarecido_-_representante_le_17093325.pdf

Também será necessária a apresentação de um comprovante de endereço dos pais ou responsável legal.

 

Mais números 

Números atuais sobre a pandemia apontam que a Cidade computa, atualmente, 319 casos de mortes causadas pela covid-19, com 58 óbitos em 2020 e 261 em 2021.

Ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que atende dezenas de cidades da região, está em 47% e dos 40 leitos disponíveis 15 estão ocupados (2 de Botucatu). No Hospital da Unimed dos 20 leitos covid disponíveis, apenas um está ocupado.

Desde o início da pandemia, 18.580 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 18.246 recuperados e as 319 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 10 pessoas, monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.