Botucatu segue com valores de transmissão de covid-19 bem inferiores às médias nacionais e estaduais
22/11/2021
Botucatu segue com valores de transmissão de covid-19 bem inferiores às médias nacionais e estaduais

Resultado de mais uma semana epidemiológica da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, apontam o registro de 9 novos casos da doença na Cidade, média aproximada de pouco mais de um caso por dia

 

Números recentes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, das últimas semanas epidemiológicas relevam uma estagnação da situação da covid-19, o novo coronavírus na Cidade que segue com valores bem inferiores às médias nacionais e estaduais.

Resultado de mais uma semana epidemiológica da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, apontam o registro de 9 novos casos da doença na Cidade, média aproximada de pouco mais de um caso por dia. Lembrando que o maior percentual da doença aconteceu em junho com 988 casos em apenas uma semana.

O secretário de Saúde, André Spadaro, não deixa de alertar a população para que continue fazendo o uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos.

Outra recomendação de Spadaro é com relação às pessoas que ainda estão atrasadas com a vacinação. Foi antecipado o prazo para a 3ª dose (dose de reforço) da vacina contra a covid-19 dos idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que se imunizaram em Botucatu com a 2ª dose da vacina Astrazeneca nos meses de maio, junho e julho.

Idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que se imunizaram com a 2ª dose da vacina Astrazeneca nos meses de maio, junho e julho, não precisarão seguir o prazo estipulado anteriormente de 6 meses. Os imunizantes aplicados são do laboratório Pfizer/Biontech e o do Oxford/Astrazeneca/Fiocruz.  A Saúde convoca também faltosos da 2ª e da 3ª dose para a imunização.

Todas as pessoas pertencentes a esses grupos devem comparecer as Unidades portando CPF, um documento de identificação com foto (RG ou passaporte) e a carteirinha que comprova o recebimento de dose anterior.

No caso de adolescentes, devem estar acompanhados de um adulto responsável, podendo este proceder com a autorização verbal para o ato de vacinação. Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual recomenda-se que seja retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação. O termo de assentimento está disponível no site da Prefeitura de Botucatu.

 

Mais números 

Números atuais sobre a pandemia apontam que a Cidade computa, atualmente, 321 casos de mortes causadas pela covid-19, com 58 óbitos em 2020 e 263 em 2021.

Ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que atende dezenas de cidades da região, está em 9% e dos 40 leitos disponíveis 3 estão ocupados (nenhum de Botucatu). No Hospital da Unimed dos 20 leitos covid disponíveis, um está ocupado, percentual de 5% (paciente não é de Botucatu).

Desde o início da pandemia, 18.604 moradores já foram diagnosticados com covid-19 tendo 18.261 recuperados e as 321 mortes. Estão em isolamento social (quarentena) na Cidade 20 pessoas, monitoradas pelas equipes da Secretaria de Saúde e Guarda Municipal. Dos 124 testes realizados pela Prefeitura 125 foram negativos e 4 positivos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.