Núcleo de Atenção a Transtornos Alimentares do Instituto de Biociências iniciará atividades em abril
17/03/2022
Núcleo de Atenção a Transtornos Alimentares do Instituto de Biociências iniciará atividades em abril

Serviço é ambulatorial, gratuito e atenderá população do Polo Cuesta, com equipe de profissionais composta por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, pediatras, psicopedagogos e enfermeiros

 

Em abril deste ano, terá início, em Botucatu, o projeto NUATRA - Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares na Infância e na Adolescência. Trata-se de um ambulatório de especialidade do Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do Instituto de Biociências da Unesp - Câmpus Botucatu (IBB), que viabilizará o início do atendimento especializado às crianças e adolescentes, portadores de transtorno alimentar. Será um serviço gratuito - no âmbito SUS - e em regime predominantemente ambulatorial, atendendo, à princípio, à demanda da Atenção Básica de Botucatu e de 13 municípios incluídos no Polo Cuesta.

O projeto é coordenado pela professora Luiza Cristina Dias, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências do IBB, com  apoio da direção do Instituto, da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu e da união de professoras interessadas na pesquisa e na assistência à pacientes com transtornos alimentares.

O NUATRA, está inserido na Rede de Atenção Primária à Saúde de Botucatu, em conformidade com a portaria que rege as Unidades Básicas de Saúde, ao nível secundário de atenção à saúde, ligado diretamente à Secretaria Municipal da Saúde de Botucatu, fato importante que permitirá o repasse de verbas do Ministério da Saúde – MS.

A equipe de profissionais do NUATRA é composta por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, pediatras, psicopedagogos e enfermeiros a qual busca oferecer por meio de multi e interprofissionalidade, com importante contribuição na assistência pública a pacientes portadores de transtorno alimentar como anorexia, bulimia e transtorno da compulsão bem como a seus familiares. 

Além disso, em Botucatu e região, o NUATRA atuará pioneiramente na assistência deste público e na formação de profissionais, alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde mental, interessados no campo dos transtornos alimentares -  TA.

A professora Luiza Dias, coordenadora do projeto, afirmou que a implantação e implementação do NUATRA se deram graças à captação de recursos por meio de participação de edital do CONDECA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e de emenda parlamentar. “Tais recursos serão empregados na reforma do bloco III do antigo ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, no IBB/Unesp.  A adequação deste espaço permitirá o acolhimento, tratamento e acompanhamento com padrões de excelência para os usuários e familiares do NUATRA. Esta é uma grande conquista e motivo de orgulho para toda a comunidade do IBB”, terminou.

Por - Leandro Rocha


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.