Professor doutor do HCFM, da Unesp, volta a alertar sobre aumento da covid-19 em Botucatu
02/06/2022
Professor doutor do HCFM, da Unesp, volta a alertar sobre aumento da covid-19 em Botucatu

Médico destaca que usar máscara não é vergonha, não é confissão de culpa, de fraqueza ou fracasso e a pessoa não deve se sentir menor por falar e usar máscaras

 

O professor doutor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Antonio Luiz Caldas Junior, juntamente com o professor João Carlos Vieira, ao longo da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, vem alertando, através de gráficos e dados estatísticos sobre a evolução da doença sobre necessidade da prevenção.

Caldas enfoca sobre o próximo final de semana, Dia dos Namorados, com expectativas de encontros, eventos, aglomerações públicas e privadas. “Mas, não vejo quase ninguém divulgando a mensagem ‘a covid-19 está crescendo muito em nosso município. Use máscara’. Que triste este silêncio essa indiferença coletiva diante de um problema que tem atingido milhares de pessoas”, colocou o professor da Unesp.

Ele destaca que usar máscara não é vergonha, não é confissão de culpa, de fraqueza ou fracasso. “Não se sinta menor por falar e usar máscaras. Fará bem para todos. Média móveis de casos e internações está subindo. Eu e o professor Vieira (João Carlos) nem vamos falar das curvas e dos dados. Está tudo subindo. Só se não olhar os gráficos e o retrato diário”, coloca.

O professor aponta o número expressivo de pessoas isoladas em casa, crianças perdendo aula e adultos impedidos de trabalhar.  “Estamos esperando o quê? A cidade, exemplo na vacinação contra a covid, não pode ficar indiferente aos alertas e orientações de todos cientistas e especialistas que defendem a obrigatoriedade do uso de máscaras, especialmente em locais fechados. Desde março eles afirmam que deixar as máscaras foi um erro sem fundamentação epidemiológica e com motivações meramente políticas. Publicamos isso dezenas de vezes”, pontua o médico.

 

Números da Secretaria de Saúde

Recentes números divulgados na noite desta quarta-feira (1º de junho) pela Secretaria de Saúde mostram que 42.967 moradores já foram diagnosticados com covid-19, desde o início da pandemia, tendo 40.889 recuperados.

Cumprindo isolamento social em suas respectivas residências estão, atualmente, 1717 pessoas. A Prefeitura também realizou nas últimas horas, 1.204 testes para detecção da doença, com 845 negativos e 359 positivos. O número de mortes está em 349 casos, desde o início da pandemia. Foram 58 mortes em 2020; 264 em 2021; e 27 em 2022.  

Números do Hospital das Clínicas, da Unesp mostram que 8 pacientes de Botucatu estão internados em leitos de enfermaria e 2 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No Hospital da Unimed estão 2 pacientes internados em leito de enfermaria.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.