Governador sanciona Lei que proíbe queima e comercialização de fogos de artifício no estado de São Paulo
30/07/2021
Governador sanciona Lei que proíbe queima e comercialização de fogos de artifício no estado de São Paulo

A proibição se aplica a recintos fechados, ambientes abertos, áreas públicas e locais privados, sendo que fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados

 

O governador de São Paulo, João Doria, sancionou a Lei 17.389/2021, de autoria dos Deputados Bruno Ganem e Maria Lúcia Amary, que proíbe a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no estado de São Paulo. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial do Estado.

A proibição se aplica a recintos fechados, ambientes abertos, áreas públicas e locais privados. Fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados.

Permanece permitida a comercialização de fogos de artifício e dos artefatos pirotécnicos de estampido fabricados no estado de São Paulo destinados a outros estados e a outros países.

O valor da multa aos infratores será equivalente a 150 vezes o valor da UFESP (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), ou pouco mais de R$ 4,3 mil. Se a infração for cometida por empresa, o valor será equivalente a 400 vezes o valor da UFESP, ou pouco mais de R$ 11,6 mil. Os valores serão dobrados em caso de reincidência em período inferior a 180 dias.

 

Botucatu tem lei que proíbe fogos de artifícios

Vale destacar que no mês de maio do ano passado, os vereadores da Câmara Municipal de Botucatu aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 081/2019, de iniciativa do vereador Sargento Laudo Gomes (PP), que ‘dispõe sobre a proibição da utilização de fogos de artifício e similares no âmbito do município de Botucatu’.

Em seu texto, o referido texto proíbe a comercialização, fabricação e estoque desse tipo de produto muito usado em festas na cidade de Botucatu, como forma de proteger os animais principalmente os domésticos como cães e gatos, que acabam se assustando, fogem de casa ou são atropelados, além de causar acidentes e incêndios. Também visa garantir o bem estar de pessoas enfermas, idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos.

No texto aprovado está inserido que “fica determinada a proibição de fabricação, comercialização e uso de rojões, bombinhas, balões pirotécnicos, baterias, morteiros, bem como quaisquer tipos de fogos de artifício tanto em área rural como urbana dentro dos limites do município de Botucatu”.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.