Com 45,56% dos votos nas eleições suplementares, Motinha, do PP, é eleito prefeito de Anhembi
03/10/2021
Com 45,56% dos votos nas eleições suplementares, Motinha, do PP, é eleito prefeito de Anhembi

   Lindeval Augusto Motta, o Motinha, foi eleito vereador no ano passado e era o atual prefeito interino de Anhembi

 

No resultado final, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoras (TSE) pouco mais de duas horas após o fechamento das urnas, Motinha superou outros três candidatos: Rogerião (Cidadania), que ficou com 40,58% dos votos, Rafaela (MDB), com 10,34%, e Rodrigo Pomba, que teve 3,52%

 

Lindeval Augusto Mota, o Motinha, do PP, foi eleito prefeito de Anhembi neste domingo (3). O candidato teve 45,56% dos votos nas eleições suplementares, o que equivale a 1.772 votos no total.

No resultado final, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoras (TSE) pouco mais de duas horas após o fechamento das urnas, Motinha superou outros três candidatos: Rogerião (Cidadania), que ficou com 40,58% dos votos, Rafaela (MDB), com 10,34%, e Rodrigo Pomba, que teve 3,52%.

O eleitorado apto a votar nas eleições suplementares é aquele com domicílio eleitoral no respectivo município até o dia 3 de março. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 5.884 eleitores estavam aptos para ir às urnas.

A eleição em Anhembi teve 19,86% de abstenção, ou seja, 992 eleitores aptos a votar não compareceram às urnas. A eleição teve ainda 1,30% de votos brancos e 1,57% de votos nulos.

Motinha já havia disputado as cinco últimas eleições na cidade para o cargo de vereador, sendo eleito em duas delas, inclusive na do ano passado. Divorciado e com Ensino Superior completo, Motinha terá como vice Alexandro da Silva, o Alex Lambari (PTB).

Os eleitores de Anhembi tiveram que voltar às urnas neste domingo (3) porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impediu a posse do prefeito reeleito no ano passado para o 2º mandato, Miguel Machado (PSDB), porque ele havia sido cassado por improbidade administrativa.

Motinha, que completou 51 anos neste domingo, já era o atual prefeito interino de Anhembi – ele assumiu o cargo na condição de presidente da Câmara de Vereadores.

 

Mineiros de Tietê também elege prefeito

Em outra eleição suplementar, esta em Mineiros do Tieteê, Geziel Pereira Lima, do PSL,  também foi eleito prefeito neste domingo. O candidato teve 62,31% dos votos, o que equivale a 3.826 votos no total.  No resultado final, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoras (TSE) cerca de uma hora após o fechamento das urnas, Geziel superou Beto Cippola (MDB), que ficou com 35,11% dos votos, e Junior Poliani (Republicanos), com 2,57% dos votos.

A eleição em Mineiros do Tietê teve 21,25% de abstenção, ou seja, 1.772 eleitores aptos a votar não compareceram. A eleição teve ainda 3,30% de votos brancos e 3,23% de votos nulos.

Os eleitores de Mineiros do Tietê tiveram que voltar às urnas neste domingo (3) porque o candidato mais votado em 2020, Gustavo Chitinha (PSL) teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral em razão de condenação criminal transitada em julgado, o que suspende seus direitos políticos.

 

Informações detalhadas

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores podem encontrar informações detalhadas sobre as eleições deste domingo. A diplomação dos eleitos deverá ser realizada até o dia 8 de novembro.

O eleitor que não conseguiu votar neste domingo pode justificar por meio do Justifica Brasil, funcionalidade disponível no aplicativo móvel e-Título, até 2 de dezembro, pelo Sistema Justifica, ou no cartório eleitoral mais próximo.

Com G1


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.