Etapa on line do Festival “Raízes & Frutos – Etnomúsica Paulista” começa nesta sexta-feira
23/11/2021
Etapa on line do Festival “Raízes & Frutos – Etnomúsica Paulista” começa nesta sexta-feira

As apresentações musicais foram gravadas no município de São Manuel, na etapa presencial do evento, realizada no início de novembro, que teve também oficinas presenciais com a participação de convidados especiais

 

Nos dias 26 e 27 de novembro e 03 e 04 de dezembro, acontece a programação on line do Festival “Raízes & Frutos – Etnomúsica Paulista”, com a disponibilização de shows de artistas e ligados a manifestações musicais caipira, caiçara, afro-brasileiras e com influências latino-americanas. Também integram a programação, rodas de prosa com artistas e pesquisadores sobre temas ligados à identidade cultural paulista.

Todas as transmissões são gratuitas e acontecerão por meio do canal TV Abacateiro, no YouTube (youtube.com/abacateviola).

As apresentações musicais foram gravadas no município de São Manuel, na etapa presencial do evento, realizada no início de novembro, que teve também oficinas presenciais com a participação de convidados especiais, além de um encontro de luthiers.

O evento é uma realização da Abacateiro Produção & Arte, com recursos da lei Aldir Blanc do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo, Governo Federal e apoio da Diretoria de Cultura de São Manuel.

 

                                              Programação da primeira semana da etapa do Festival

Sexta-feira – 26/11 - TV Abacateiro, no YouTube (youtube.com/abacateviola).

19h30 – Roda de Prosa – Catiras e Fandangos – vai abordar as tradições ibéricas, ameríndias, caiçaras e caboclas; fusões do sapateado ibérico e do bate-pés indígena. Mediação: Ruth Rubo violeira, cantora e pesquisadora da cultura popular. Participantes: Diogo Coelho, do Fandango de Tamanco Cuitelo de Ribeirão Grande; Valdeci Bueno, mestre catireiro de Joanópolis e Lilina Vogel, da Comissão Paulista de Folclore.

20h30 – Show com Arnaldo Freitas & Júlio Santin – dois mestres da viola caipira num encontro inédito.

21h30 – Show com Cacique e Pajé – uma das duplas mais tradicionais da música caipira apresentando clássicos do seu repertório.

 

Sábado – 27/11 - TV Abacateiro, no YouTube (youtube.com/abacateviola).

19h30 – Roda de Prosa - O Cururu e o Samba Caipira - roda de prosa sobre as tradições trovadorescas caipiras  - Mediação: Sérgio Santa Rosa - jornalista, autor do livro “Prosa de Cantador – a história e as histórias dos cururueiros paulistas”. Participação: Andinho Soares, cururueiro; Carlos Carvalho Cavalheiro, escritor, historiador e pesquisador de cultura popular e Henry Durante, educador, pesquisador de culturas populares. Criador do Projeto Acervo das Tradições, pelo qual produz material audiovisual, livros e disponibiliza acervo sobre comunidades herdeiras de tradição oral de matrizes africanas, caipiras e caiçaras.

20h30 – Show com Victor Mendes & Déo Lopes – o encontro de um mestre cantador que navega nas tradições sambeiras, caiçaras e caipiras com um talentoso instrumentista da nova geração, que casa tradição e a inovação musical.

21h30 – Show com o grupo Tamoyo - grupo que experimenta as raízes etnomúsica brasileira misturadas à linguagem jazzística, samba e tendências do rock.

Por - Sérgio Santa Rosa


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.