Queimadas que devastaram grande área na Serra de Botucatu deixam moradores da zona rural sem energia
15/09/2021
Queimadas que devastaram grande área na Serra de Botucatu deixam moradores da zona rural sem energia

De acordo com levantamento feito naquela área, cerca de 600 famílias foram prejudicadas estando sem abastecimento e as equipes da CPFL estão concentradas naquela região para fazer a reposição de 20 postes danificados

 

Os incêndios ocorridos com menos de 24 horas de diferença entre domingo e segunda-feira (12 e 13), na SP-300 Rodovia Marechal Rondon, na Serra de Botucatu, deixaram localidades da zona rural sem energia elétrica e consumiram uma grande área de mata nativa, danificando a rede naquela região do Município.

De acordo com levantamento feito naquela área, cerca de 600 famílias foram prejudicadas e estão sem abastecimento. A CPFL Energia colocou, provisoriamente, dois geradores em pontos estratégicos para abastecer duas empresas e para a manutenção dos serviços básicos, como escolas e postos de saúde.  De acordo com a subprefeitura do distrito, um levantamento da CPFL, apurou que 20 postes de energia foram queimados pelas chamas durante os incêndios.

As equipes da distribuidora estão concentradas na região da Serra para fazer a reposição dos postes danificados. Isso porque, o abastecimento é fundamental para essa área rural não apenas pelos eletrodomésticos, mas porque a falta de energia afeta a cadeia produtiva de pequenos produtores de leite que armazenam o leite colhido em um refrigerador comunitário.

Sem energia, os produtores precisaram acionar um caminhão refrigerado para que a produção não fosse perdida.  Além disso, segundo os produtores, a ordenha das vacas é feita de forma elétrica e, por isso, muitas vezes, os animais não aceitam a ordenha manual, o que interrompe a produção.

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.