Em fiscalização e realização à operação pré-piracema, Polícia Militar flagra crime ambiental
30/10/2021
Em fiscalização e realização à operação pré-piracema, Polícia Militar flagra crime ambiental

No local os policiais aprenderam 31 kg de filés de tilápias, 23,83 kg de filés de corvina, 1,50 kg de piranha e 1,20 kg de lambari já embalados para venda, impróprios para o consumo

 

Neste sábado, 30, a Polícia Militar Ambiental de Botucatu com o sargento Magorbo e cabos Foglia, Carlos Roberto e Pontes, durante cumprimento a fiscalização e realização a operação pré-piracema, na área de Botucatu e região, efetuou patrulhamento pela Ponte do Rio Jaú, na SP-191 Rodovia Geraldo Pereira de Barros, Município de Anhembi, ponto considerado critico em atividade de beneficiamento de pescado e comércio ilegal de peixes, objetivando constatar eventuais ilícitos na esfera ambiental e penal.

Segundo os policiais, o local é uma lanchonete de grande giro dos pescadores da região, onde existem alguns estabelecimentos comerciais que vendem pescados beneficiados de forma irregular e sem nenhuma condição higiênica;

Durante  o trabalho os policiais, foi constatado em um cômodo a existência de um freezer e geladeira, e ao ser procedido verificação, foi constatada a existência de 31 kg de filés de tilápias, 23,83 kg de filés de corvina, 1,50 kg de piranha e 1,20 kg de lambari já embalados para venda, impróprios para o consumo. Ainda pelo local os policiais detectaram gatos deitados sobre os fogões, moscas varejeiras e cheiro de itens podres e insalubres.

O proprietário, ao ser indagado, alegou ser pescador profissional e que produz filés para venda e armazena em suas geladeiras e não possui autorização do órgão competente para tal atividade, seja ela da Vigilância Sanitária ou outro órgão regularizador para o filetamento ou higiênico e nunca teria sido fiscalizado pela Prefeitura de Anhembi.

 

Multa de R$ 4.289,20

Diante dos fatos, foi lavrado o ato administrativo no valor total de R$ 4.289,20 por transportar, comercializar, beneficiar, armazenar espécimes provenientes da coleta e pesca proibida, sem comprovação e sem autorização do Instituto Nacional de Meio  Ambiente e Produtos  Renováveis – IBAMA. Todos os peixes apreendidos por não estarem em condições higiênicas adequadas foram destinados ao aterro sanitário de Botucatu

 

Piracema

Vale lembrar que a Polícia Militar Ambiental  intensifica a fiscalização na região contra a pesca a partir desta segunda-feira (1º de novembro), quando começa o período da piracema - época de reprodução dos peixes que se deslocam até suas nascentes para desovar. A pesca fica proibida durante o período que vai até 28 de fevereiro de 2022.

 

Área de comando da Polícia Ambiental de Botucatu

A Polícia Ambiental de Botucatu agrega 26 municípios da região, com população estimada em 500 mil habitantes.  Estão dentro da área de comando da Ambiental de Botucatu as três maiores represas do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Chavantes e Jurumirim.

Além disso, o território de Botucatu alcança 15 mil quilômetros quadrados de área terrestre, 1.000 quilômetros quadrados de rios e 1.500 quilômetros quadrados de represas, atendendo várias denúncias de crimes contra a natureza por dia. A sede  está instalada às margens do km 248+400 metros da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, ao lado do antigo prédio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), num espaço de três mil metros quadrados, sendo 500 de área construída.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.