Polícia Militar Ambiental registra 46.439 intervenções no estado durante Semana do Meio Ambiente
04/06/2020
Polícia Militar Ambiental registra 46.439 intervenções no estado durante Semana do Meio Ambiente

Nos números apresentados estão apreensão de armas, proteção à piracema, animais silvestres em cativeiro, caça ilegal, armadilhas para captura de animais, queimada, desmatamento, entre outras infrações

 

No período entre janeiro a maio o Policiamento Ambiental de São Paulo onde se inclui o 2º Pelotão de Botucatu que atende a dezenas de cidades da região, obteve resultados operacionais expressivos. Foram 46.430 intervenções policiais, média de uma ação a cada 4 minutos, com 1.300 policiais, 450 viaturas terrestes e 40 viaturas náuticas.

A operação resultou na apreensão de 355 armas de fogo. A maioria desse armamento é típica do emprego na caça de animais silvestres. Se fossem contabilizadas as armadilhas do tipo "canhão" - consideradas por alguns como armas artesanais que disparam a uma curta distância quando acionadas pelo próprio animal - o número saltaria para quase 400 unidades.

Mas não foram só armas de caça que foram apreendidas no período, pistolas calibre .765, .389, 9mm, revólveres .38 e munições de uso restrito assim como inúmeras outras armas utilizadas em crimes graves também foram tiradas de circulação. A apreensão de cada uma destas armas representa não só mais proteção à fauna silvestre, mas também que elas não são usadas em homicídios, roubos e agressões.



Piracema

Em março encerrou-se mais uma piracema, período em que a pesca fica restrita para garantir a reprodução das espécies continentais, ou espécies de água-doce. Ainda assim a fiscalização não para. Nos rios, represas, lagoas foram apreendidas 20,7 toneladas de pescado.

Já no mar, a Companhia Marítima que fiscaliza diariamente cerca de 14 mil quilômetros quadrados do oceano atlântico, ao longo dos 622 quilômetros de costa do Estado de São Paulo apreendeu outras 48,5 toneladas. No mar, o período de reprodução é por espécies, também conhecido como “defeso”, mas o objetivo é o mesmo, salvaguardar a perpetuação das espécies.

Além da segurança ambiental, o policiamento ostensivo náutico nos recursos hídricos proporciona segurança pública para as embarcações de lazer e de pesca. Para proteger algo tão grandioso, como o mar, rios, lagos, lagoas e todos os cursos d’água é preciso a cooperação de todos. Além de respeitar a Piracema e o Defeso, fazer o consumo consciente e reduzir o uso de plástico descartável são atitudes que fazem a diferença.


Animais

Ao todo, o Policiamento Ambiental resgatou ou apreendeu 7.242 animais. A grande maioria, de 6.088 animais, faz parte da nossa fauna silvestre, estava em cativeiro ilegal e, após a apreensão, foi destinada para recuperação e soltura no meio ambiente natural. Os animais domésticos e exóticos são destinados à guarda junto aos órgãos autorizados. O tráfico, o comércio e o cativeiro ilegal de animais é a terceira atividade que mais movimenta dinheiro ilícito no mundo.

Outro número impressionante é a marca de 6.709 armadilhas apreendidas. Entre alçapões, arapucas, lanças e até estilingues, está o “canhãozinho”, que é uma arma de fogo artesanal, colocada na mata em regiões de passagem da fauna e que dispara a uma curta distância, quando acionada pelo próprio animal, muitas vezes atraído por alimento deixado pelo caçador. Nas trilhas, eventualmente esse tipo de armadilha pode atingir seres humanos.


Números de janeiro a maio 2020 da Ambiental de Botucatu

Autos de Infração Ambiental - 45
Total de ocorrências atendidas - 545
Multas aplicadas até momento R$ 511.232,00
Áreas Embargadas - 24.5Ha
Redes apreendidas  - 4500 metros
Peixes apreendidos - 86kg
Armas de fogo apreendidas - 10


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.