Polícia Ambiental faz destruição de centenas de gaiolas que mantinham aves silvestres em cativeiro
09/06/2020
Polícia Ambiental faz destruição de centenas de gaiolas que mantinham aves silvestres em cativeiro

Aves silvestres apreendidas com criadores não autorizados foram encaminhadas ao CEMPAS e passaram por um trabalho de recuperação, tornando-se aptas para a reintrodução na natureza

 

Nesta terça-feira (9) a Polícia Militar Ambiental de Botucatu, em parceria com o Centro de Pesquisa e Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens – CEMPAS,  da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp e Prefeitura Municipal realizou a destruição de mais de 400 gaiolas ligadas a apreensão de pássaros silvestres mantidos, irregularmente, em cativeiro no período de junho de 2019 a junho de 2020.

A destruição ocorreu no pátio da garagem da Prefeitura, respeitando as medidas de distanciamento e de restrição impostas pelo Poder Público.  A presente atividade, além de fazer parte das comemorações do Mês do Meio Ambiente no Município, também é objeto de divulgação do trabalho realizado pelos órgãos estaduais e municipais de defesa e proteção do Meio Ambiente e, também, de conscientização e de Educação Ambiental.

No período de um ano foram apreendidas mais de 400 aves silvestres com criadores não autorizados que foram encaminhadas ao CEMPAS, passaram por uma avaliação veterinária e por quarentena, seguido de um trabalho de recuperação, tornando-se aptas para a reintrodução e soltura na natureza. Por sua vez, as aves silvestres endêmicas de outras regiões são encaminhadas para a soltura em seus locais de origem.

Vale frisar que a posse irregular de aves silvestres é crime e infração ambiental, podendo variar a multa entre R$ 500,00 e R$ 5.000,00 por ave irregular apreendida, além de o infrator responder por crime ambiental.

Para que o cidadão venha a se tornar um criador de aves silvestres amador, necessita de um cadastro junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Produtos Renováveis – IBAMA, tornando passível de ser fiscalizado a todo o tempo pela Polícia Militar Ambiental, devendo seguir todas as normas e regulamentações impostas ao criador amadorista.

As gaiolas que destruídas em linha reta ocuparam 150 metros de extensão serão encaminhadas para a Cooperativa de Coleta Seletiva, mantida pela Prefeitura de Botucatu, gerando renda para dezenas de família com a comercialização dos metais desses petrechos.

A destruição de gaiolas pela Polícia Militar Ambiental, CEMPAS – Unesp e Prefeitura Municipal através das Secretarias do Verde, de Obras e de Educação, ocorre a mais de 10 anos, sendo realizada sempre no mês do Meio Ambiente. Esse ano em razão das restrições impostas, pelo isolamento, não foi possível a presença de centenas de crianças que participam do evento, contudo a tradição foi mantida.

E no ano de 2021, espera-se que o evento possa ser realizado em local aberto ao público e com a presença da população. A Polícia Militar Ambiental de Botucatu está sediada na Rodovia Marechal Rondon, Km 248, Vila Juliana, município de Botucatu e atende 24 horas pelo telefone (14) 3882-6070, pelo qual é possível tirar dúvidas, obter orientações e realizar denúncias.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.