Em operação na defesa da piracema, Polícia Ambiental flagra pesca predatória no Rio Bonito
13/11/2020
Em operação na defesa da piracema, Polícia Ambiental flagra pesca predatória no Rio Bonito

Foto – Polícia Ambiental/Divulgação

Foram aprendido18 kg de peixes sendo 12 kg devolvidos ao rio, além de 30 redes de nylon, com 30 metros de comprimento cada uma, totalizando 900 metros de extensão e malhas de 100, 120 e 140mm 

 

Menos de 48 horas depois de realizar o primeiro flagrante de pesca ilegal em época de piracema na Estrada Municipal Domingos Papa, no Rio Araquá, zona rural da Cidade, a Polícia Militar Ambiental flagrou nessa sexta-feira (13) mais um pescador cometendo irregularidade.  Desta feita o flagrante aconteceu no Rio Bonito Campo e Náutica.

O período de piracema entrou em vigor dia 1º de novembro e se prolonga até 28 de fevereiro de 2021. Nesse período, quando os peixes se reproduzem, a pesca de espécies nativas fica proibida.

Os policiais faziam patrulhamento embarcado por aquele setor do Município quando perceberam um indivíduo retirando redes do rio com diversos peixes de diferentes espécies nativas, muitos deles ainda estavam vivos.

Na abordarem o averiguado alegou ser pescador profissional e admitiu que tinha conhecimento da piracema e que não poderia estar praticando a pesca predatória com redes. Os policiais elaboraram o auto de infração ambiental por infração ao artigo 36 da Resolução da Secretaria de Meio Ambiente 048/14, sendo arbitrada multa no valor de R$ 1.300,00.

Foram aprendido18 kg de peixes sendo 12 kg devolvidos ao rio, além de 30 redes de nylon, com 30 metros de comprimento cada uma, totalizando 900 metros de extensão e malhas de 100, 120 e 140mm.  Outras operações estão previstas para flagrar infratores com a finalidade de garantir a reprodução das espécies.

 

Área de comando

O 2º Pelotão de Polícia Ambiental de Botucatu, comandada pelo tenente André Manoel, agrega 26 municípios da região, com população estimada em 500 mil habitantes.  Estão dentro da área de comando da Ambiental de Botucatu as três maiores represas do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Chavantes e Jurumirim.

Além disso, o território de Botucatu alcança 15 mil quilômetros quadrados de área terrestre, 1.000 quilômetros quadrados de rios e 1.500 quilômetros quadrados de represas, atendendo várias denúncias de crimes contra a natureza por dia. A sede  está instalada às margens do km 248+400 metros da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, ao lado do antigo prédio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), num espaço de três mil metros quadrados, sendo 500 de área construída.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.