Espécie de ave conhecida como “coruja orelhuda” é resgatada pelo Grupo Ambiental
25/05/2021
Espécie de ave conhecida como “coruja orelhuda” é resgatada pelo Grupo Ambiental

O animal foi encaminhado ao Cempas da Faculdade de Medicina da Unesp, em Rubião Júnior, ficando aos cuidados da equipe de veterinários para ser medicado com o objetivo de uma possível reintegração futura na natureza

 

Agentes do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Civil Municipal (GCM), foram acionados na manhã desta terça-feira (25) a comparecer na SP-191 Rodovia Geraldo Pereira de Barros, atendendo a uma solicitação sobre uma ave conhecida popularmente como “coruja orelhuda”  ou “coruja gato”, encontrada com ferimentos em uma das asas que a impossibilitava de voar.

O animal foi encaminhada ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina da Unesp, em Rubião Júnior, ficando aos cuidados da equipe de veterinários para ser medicado e cuidado para uma possível reintegração na natureza. Seu nome popular é em razão de apresentar na cabeça, sobre os olhos, penas proeminentes de coloração castanho escura e preta que se assemelham na aparência a orelhas.

Este tipo de coruja é uma espécie relativamente grande atingindo de 30 a 37cm de comprimento, envergadura de 22,8 a 29,4cm pesando entre 320-546g. Vive em bosques, borda de matas, áreas abertas com árvores, podendo ser encontrada também em áreas urbanas bastante arborizadas. É estritamente noturna tornando-se ativa já no pôr-do-sol. Durante o dia fica camuflada nas arvores. Alimentam-se de aves, grandes insetos, lagartos, pássaros, répteis, pequenos mamíferos como roedores, morcegos e pequenos vertebrados e cobras. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.