Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta recebe pintura especial em alusão ao “Junho Verde”
15/06/2021
Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta recebe pintura especial em alusão ao “Junho Verde”

Local possui como estrutura uma trilha que leva visitantes diretamente à cachoeira, com piso intertravado em seu início, e com madeira no trajeto de chegada à piscina natural formada pela cachoeira

 

O Centro Receptivo do Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta recebeu um presente em alusão ao “Junho Verde”. A artista plástica Ana Cláudia Fernandes Cassetari pintou as paredes do Centro com lindas imagens de pássaros e vegetação.

O Parque da Cachoeira da Marta possui como estrutura uma trilha que leva visitantes diretamente à cachoeira, com piso intertravado em seu início, e com madeira no trajeto de chegada à piscina natural formada pela cachoeira. Ao todo são 500 metros de descida/subida, com altimetria de 23 metros.

O local conta também com um centro de educação ambiental com sala audiovisual para comportar 50 visitantes, além de outras duas trilhas com mirantes. Elas terão 250 e 450 metros de extensão, respectivamente, e serão acessíveis a pessoas com necessidades especiais e cadeirantes. O piso também é intertravado, com pequeno grau de inclinação favorecendo a locomoção, com paradas de descanso e mirante com vista panorâmica do Parque e da vegetação.

O Parque conta também com um estacionamento próprio finalizado para a utilização dos visitantes. São aproximadamente 40 vagas para carros e motos, além de banheiros, bancos e lixeiras. A liberação dessas instalações do Parque deve ocorrer em breve, dependendo ainda do aval do Fundo de Interesses Difusos, da Secretaria Estadual de Justiça.

 

Outras atividades

Por iniciativa da Secretaria do Verde, com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o “Junho Verde” deste ano seguirá os protocolos de prevenção à Covid-19. Foram produzidos 4 vídeos com profissionais da área, que já estão disponíveis na página da Prefeitura de Botucatu no YouTube. São eles:

 

- Fauna silvestre em Botucatu – Renata Cristina Batista Fonseca, professora do Departamento de Ciência Florestal, Solos e Ambiente da FCA da Unesp de Botucatu;

- Turismo de Observação de Pássaros – Roberta Leme Sogayar, Secretária Adjunta de Turismo;

- Feições Fisiográficas do Município – Marcello G. Simões, professor de Geologia e Paleontologia do IBB/Unesp;

- Educação Ambiental em unidades de conservação – Silvia Mitiko Nishida, coordenadora do Projeto Passarinhando.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.