Polícia Ambiental alerta sobre a piracema quando a pesca fica proibida de 1º de novembro a 28 de fevereiro
28/10/2021
Polícia Ambiental alerta sobre a piracema quando a pesca fica proibida de 1º de novembro a 28 de fevereiro

A piracema acontece quando cardumes nativos buscam as áreas de cabeceira dos rios, nadando contra a correnteza para a desova crucial para os peixes, já que o esforço de nadar contra a corrente garante o processo de reprodução das espécies 

 

A Polícia Militar Ambiental  intensifica a fiscalização na região contra a pesca a partir desta segunda-feira (1º de novembro), quando começa o período da Piracema - época de reprodução dos peixes que se deslocam até suas nascentes para desovar. A pesca fica proibida durante o período que vai até 28 de fevereiro de 2022.

Ainda conforme a polícia, quem for flagrado pescando de forma irregular nos rios da região estará passível de multa no valor de R$ 700, mais R$ 20 por quilo de pescado encontrado com o infrator, que será levado ao plantão policial e autuado por crime ambiental.

Os instrumentos de pesca, produtos, embarcações ou veículos utilizados na prática direta da infração serão apreendidos.  A pesca não se aplica a locais provenientes de piscicultura ou pesque-pague e pesqueiro, desde que registrado em órgão competente e cadastrado no IBAMA, devendo estar acompanhado de nota fiscal.

 

A piracema

A piracema acontece quando cardumes de peixes nativos buscam as áreas de cabeceira dos rios, nadando contra a correnteza para a desova e reprodução.  A duração deste percurso depende da espécie. O período de subida das águas dos rios é crucial para os peixes, já que o esforço de nadar contra a corrente garante o processo de reprodução das espécies. Eles queimam gordura, o que estimula a produção dos hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

Para preservar e perpetuar as espécies, nas temporadas de piracema há restrições quanto à pesca. Os peixes, durante sua grande jornada migratória - que começa nos chamados lares de alimentação, onde eles têm comida suficiente para sobreviver na maior parte do ano - têm que vencer obstáculos naturais, entre eles as corredeiras, as cachoeiras e barragens.

No entanto, ainda existem outros obstáculos, como o perigo da pesca predatória, feita clandestinamente. São pescadores sem preocupação com o futuro dos peixes e com a sustentabilidade. Além disso, pessoas que, por desinformação e falta de conscientização, insistem em usar armadilhas, tarrafas, redes, puçás e tantos outros artifícios para praticar a pesca de forma indevida.

 

Quem fiscaliza a pesca durante a piracema?

A Polícia Militar Ambiental é a responsável pela condução da chamada “Operação Piracema”, mobilização que garante a fiscalização das práticas de pesca no estado com policiamento ostensivo durante toda a temporada. A fiscalização é realizada por meio de atividades de patrulhamento náutico em áreas navegáveis. Há, ainda, ações em vias terrestres para coibir e autuar possíveis responsáveis pela prática da pesca amadora ou profissional em locais proibidos.

Quem for alvo da fiscalização e for pego pescando de maneira irregular pode ser preso em flagrante, sendo conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Muitas vezes, os pescadores respondem procedimento criminal e administrativo. O crime ambiental prevê penalidade de 1 a 3 anos de detenção.

 

Área de comando de Botucatu

A Polícia Ambiental de Botucatu agrega 26 municípios da região, com população estimada em 500 mil habitantes.  Estão dentro da área de comando da Ambiental de Botucatu as três maiores represas do Estado de São Paulo: Barra Bonita, Chavantes e Jurumirim.

Além disso, o território de Botucatu alcança 15 mil quilômetros quadrados de área terrestre, 1.000 quilômetros quadrados de rios e 1.500 quilômetros quadrados de represas, atendendo várias denúncias de crimes contra a natureza por dia. A sede  está instalada às margens do km 248+400 metros da SP-300 Rodovia Marechal Rondon, ao lado do antigo prédio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), num espaço de três mil metros quadrados, sendo 500 de área construída.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.