Queimadas na zona rural deixam os animais silvestres cada vez mais próximos do homem
12/01/2020
Queimadas na zona rural deixam os animais silvestres cada vez mais próximos do homem

Foto - Divulgação

Queimadas fazem com que os animais abandonem o habitat natural para escapar do fogo e muitas vezes são atropelados ao atravessar estradas ou invadir residências

 

É comum em Botucatu o Grupo de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar Ambiental serem acionados para resgatar animais silvestres que deixam o habitat natural e acabam invadindo a área urbana onde entram em conflito com moradores, que não sabem o que fazer quando se deparam com um animal em sua garagem ou no quintal.

O professor/doutor Carlos Roberto Teixeira, responsável pelo Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu já revelou que o desenvolvimento das monoculturas, o avanço das construções urbanas nas áreas verdes e o aumento das malhas viárias diminuem os habitats naturais dos animais silvestres. “Perdendo o espaço eles acabam invadindo áreas urbanas onde entram em contato com seres humanos e acabam capturados ou feridos e, muitas vezes, mortos”, diz o professor do Cempas.

Além dessa “invasão” urbana na zona rural Teixeira realça que são as queimadas que ocasionam a maioria das mortes de muitos animais, pois quando não os afetam, diretamente, fazem com que deixem o habitat natural para escapar do fogo e muitas vezes são atropelados ao atravessar estradas ou invadindo residências na área urbana. “Alguns morrem no próprio local do acidente e o agravante é que grande parte dos animais atropelados e mortos está em vias de extinção”, alerta.

É fator comum o Cempas receber animais como lobos guarás, cachorros do mato, tamanduás, tatus, veados, cobras, aves, entre outros, com fraturas causadas por atropelamentos nas estradas. “Alguns nós conseguimos salvar, mas outros, infelizmente, não. Também não são raros os casos de animais que, em razão das queimadas, acabam morrendo intoxicados por inalação de fumaça, dentro das suas tocas”, frisa o professor da Unesp.

Comando do  2ª Subgrupamento do Corpo de Bombeiros alerta que o incêndio ocasiona prejuízos e danos à saúde pública, principalmente, a crianças e idosos, em razão da inalação da fumaça tóxica. Na maioria das vezes o fogo tem início de forma intencional, de ação humana, principalmente para a limpeza em áreas rurais e urbanas.  

 

Principais causas de incêndio
- Bitucas de cigarro;
- Fogueiras;
- Queima não controlada em pastos e canaviais;
- Queima de lixo;
- Descuido humano

 

Prejuízos oferecidos pelas queimadas
- Destruição de plantações e construções rurais;
- Perda de remanescentes florestais;
- Morte de animais silvestres (inclusive espécies em extinção);
- Poluição do ar
- Agravos à saúde (principalmente doenças respiratórias e alergias);
- Contribuição para o aquecimento global (produção em excesso de dióxido de carbono);
- Acidentes com queimaduras e até mesmo morte de pessoas


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.